Israel começa a retirar tropas do sul do Líbano

Israel começou lentamente a retirar suas tropas do sul do Líbano hoje. O país elaborou planos de devolução territorial depois de passadas as primeiras 24 horas de um cessar-fogo já submetido a desafios. Apesar da tensão, forças israelenses e ativistas do grupo guerrilheiro pró-iraniano Hezbollah pareciam dispostos a evitar escaladas, alimentando a esperança de que o acordo imposto pelo Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) será mantido.

Os governos estrangeiros mobilizavam-se para compor o mais rápido possível o contingente de soldados internacionais que deverá ser enviado ao sul do Líbano para manter a paz na fronteira. Desde o início da trégua, ontem de manhã, guerrilheiros do Hezbollah dispararam dez foguetes contra alvos israelenses no sul libanês, mas nenhum chegou a cruzar a fronteira com Israel.

Ontem, pelo menos seis supostos milicianos do Hezbollah foram mortos por soldados israelenses que aguardavam o envio da força de manutenção de paz antes do início de uma retirada em larga escala.

Voltar ao topo