Israel aprova expansão de operação terrestre do Exército

O Exército de Israel recebeu a aprovação do governo à expansão de suas operações terrestres contra supostos militantes palestinos na Faixa de Gaza, informou o comando militar israelense. Israel iniciou na semana passada uma campanha de bombardeios contra Gaza com o objetivo de impedir que militantes palestinos conseguissem disparar foguetes rústicos na direção de cidades próximas da fronteira.

Hoje, porém, militantes palestinos conseguiram disparar mais oito foguetes na direção de Israel. Uma pessoa sofreu escoriações superficiais. Os bombardeios israelenses deixaram cerca de 50 mortos no lado palestino. Uma mulher israelense morreu nos disparos de foguetes palestinos na semana passada. Com a autorização do governo, o Exército israelense pode agora ampliar o número de soldados utilizados em operações terrestres.

A autorização, entretanto, não prevê nenhuma operação militar em larga escala contra Gaza, disseram integrantes do comando militar. No passado, as operações israelense contra os militantes palestinos em Gaza mostraram-se ineficazes com relação aos disparos de foguetes. A persistente campanha israelense de bombardeios fez com que os principais líderes palestinos se mantivessem discretos nos últimos dias. Hoje, o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ismail Haniye não participou de uma reunião semanal de gabinete na Cidade de Gaza.

Voltar ao topo