Ipem discute metrologia em Cianorte

A exemplo do que ocorreu na noite anterior, em Goioerê, acontece nessa quinta-feira (30), em Cianorte, o ?Seminário de Metrologia Legal ? Programa Peso?, promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? IPEM. Concebido dentro do ?Programa Especial de Orientação ? Peso?, o seminário visa atingir empresários, técnicos, consumidores e entidades representativas e é uma boa oportunidade para expor o papel do instituto dentro da atividade de defesa ao consumidor e orientação aos produtores dos mais diversos segmentos.

O seminário será realizado na Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Rua Ipiranga, 713) e tem abertura programada para as 19h, com a presença do presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, acompanhado de autoridades da região.

Em seguida acontece a primeira palestra, sobre ?Metrologia Legal para Pré-medidos, produtos de auto-atendimento em supermercados? (enlatados, frutas, verduras, carnes, frios, massas e panificados), por conta de Sérgio Camargo, gerente de pré-medidos do instituto.

Depois, o engenheiro têxtil do Inmetro, Adelgício Leite, vai discorrer sobre ?Metrologia e conformidade do setor têxtil?. O terceiro tema da noite será ?Ponto Focal ? Barreiras técnicas às exportações?, por conta de Mário José Bracht, presidente da Fundetec, de Cascavel.

A programação ainda prevê uma palestra sobre ?Ferramentas da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul em apoio ao Pequeno e Médio Exportador?, por Gustavo Machado, assessor de comércio exterior, e Luiz Fernando Mion, assistente de comércio exterior da secretaria ? à qual o IPEM é vinculado.

Parceria

O programa Peso tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes, para que a estrutura técnica e humana do instituto esteja à disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.

A ação de orientação proposta pelo Ipem funciona também como proteção ao mercado, ao diminuir a concorrência de produtos inadequados e por isso mais baratos do que aqueles comercializados de acordo com as normas federais.

Em parceria com segmentos diversos, o Peso realiza palestras, cursos, seminários e informações, com intenção de alcançar significativa melhoria nos diversos produtos, incentivando o consumidor final no exercício de seu direito de reclamar e exigir que governo e indústria coordenem e avaliem os resultados obtidos.

Com isso, fabricantes, comerciantes, exportadores, importadores, setor público, sindicatos, agropolos, fundações e associações de classe saem fortalecidos pela parceria que atinge finalmente o consumidor, o grande alvo de todo o empreendimento.

Voltar ao topo