INSS irá estabelecer tempo de espera para atendimento, diz ministro

Brasília – O Ministério da Previdência Social deverá estabelecer limites de tempo de espera nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social, além de um prazo máximo entre o agendamento e o atendimento do segurado. O ministro da Previdência, Luiz Marinho, disse nesta quinta-feira (31), em entrevista a emissoras parceiras da Radiobrás, que o anúncio desses limites deve ser feito nos próximos dias.

"Temos a idéia de trabalhar um processo de redução de prazos para o atendimento dos serviços. Porque o segurado fica irritado. Ele liga para o 135, agenda, mas, do período que ele procura para o agendamento, alguns serviços têm sido rápidos, mas outros estão demorando muito ainda", reconheceu Marinho.

"Nenhum serviço, nós vamos estabelecer qual é esse tempo, vamos anunciar nos próximos dias, poderá durar mais de 30 dias, do dia que ele procurou, para o seu atendimento. Isso é uma medida. Outra medida, por exemplo: ele não pode ficar X tempo a mais na agência. Do período que ele chegou e está marcado, ele tem que ser atendido naquela hora. Não pode postergar o seu atendimento e a solução do seu problema."

O ministro disse ainda que a questão das filas está "praticamente resolvida". Marinho afirmou que a meta agora é organizar o atendimento. "Vamos organizar como se a pessoa fosse em um médico de uma clínica particular altamente sofisticada. Marcou para as 10 horas, será atendido às 10 horas e não às 10h40, ao meio-dia. De forma que a gente vá organizando sistematicamente o processo para dar uma condição de produtividade às agências."

Voltar ao topo