Inflação pelo IGP-M sobe 0,38% em maio, ante 0,42%

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de maio subiu 0,38%, ante queda de 0,42% em abril, segundo divulgou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou dentro do esperado por analistas consultados pela Agência Estado. A taxa de maio foi a maior nesse tipo de indicador desde janeiro deste ano, quando o IGP-M subiu 0,92%. O índice é usado no reajuste das tarifas de energia e da maior parte dos contratos de aluguel.

A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o indicador de maio. O Índice de Preços por Atacado (IPA), que representa 60% do total do resultado do IGP-M, teve alta de 0,43% em maio, ante deflação de 0,77% em abril. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem participação de 30% na formação da taxa do indicador, apresentou elev.ação de 0,07% em relação ao aumento de 0,22% no mês passado

Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que representa 10% do total do IGP-M, avançou 0,81% em maio em comparação com a alta de 0,21%. Até este mês, o IGP-M acumula elevação de 0,65% no ano, mas registra queda de 0,33% em 12 meses.

Voltar ao topo