Índia anuncia sucesso em teste de interceptação de míssil

A Índia promoveu nesta segunda-feira (27) seu primeiro teste de interceptação de mísseis. De acordo com o Ministério da Defesa, o míssil de interceptação Prithvi II atingiu em cheio o foguete que deveria ser alvejado. Caso o míssil de interceptação possa vir a ser transformado num sistema viável de defesa, ele colocará a Índia no seleto clube de países que buscam o desenvolvimento de um escudo antimísseis.

O Prithvi II é um míssil de médio alcance com capacidade para transportar artefatos nucleares. O desenvolvimento desse sistema ampliaria a capacidade de defesa indiana, especialmente com relação ao Paquistão, vizinho e rival nuclear de Nova Délhi. "Hoje, o país atingiu um marco significativo de seu sistema de defesa antimísseis", informou o Ministério da Defesa da Índia por meio de um comunicado.

O primeiro míssil saiu de um campo de testes em Chandipore, 250 quilômetros ao norte de Bhubaneswar, capital do Estado indiano de Orissa. Um minuto depois do disparo, o míssil de interceptação partiu do centro de testes de Wheeler, na Baía de Bengala, 170 quilômetros ao norte de Bhubaneswar. "A Índia confirmou sua capacidade de defesa aérea contra a ameaça de mísseis balísticos às 10h25 da manhã de hoje", quando ocorreu a interceptação, prosseguia a nota.

Voltar ao topo