Incêndio destrói pinus em área arrendada da Embrapa, em Ponta Grossa

Um incêndio na tarde de domingo (23) em uma parte da fazenda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Ponta Grossa, a cerca de 120 quilômetros de Curitiba, destruiu pelo menos 6,5 hectares de uma plantação de pinus. O levantamento completo do estrago na área, arrendada para a empresa Águia Agroflorestal, deve ficar pronto amanhã (25). Alguns informes davam conta de que poderia chegar a 15 hectares.

"Por enquanto é tudo chute", disse o presidente da Águia Agroflorestal, Álvaro Scheffer. Provavelmente o incêndio começou em uma propriedade vizinha, onde estava sendo queimada palha de soja. Com o dia quente e o vento o fogo facilmente passou para a área de reflorestamento, que tem cerca de seis anos – o plano de corte seria de 22 anos.

O comunicado sobre o fogo chegou aos bombeiros às 12h40. Cerca de 30 pessoas, entre bombeiros, funcionários da Águia e voluntários ajudaram a fazer aceiros e o incêndio foi controlado às 16h15. Com a chegada do frio e a possibilidade de geadas, que secam a vegetação, os riscos de incêndio aumentam na região.

Voltar ao topo