Incêndio causa morte de dois irmãos em São Paulo

Um incêndio na noite de anteontem casou a morte de duas crianças em uma casa no Jardim Macedônia, zona sul de São Paulo. As vítimas, Richard, de 1 ano, e Echely, de 3, eram irmãos e morreram intoxicados pela fumaça. Um terceiro irmão, Wesley, de 4 anos, sofreu queimaduras de terceiro grau em 40% do corpo – seu estado é grave, mas estável. O caso foi registrado no 47º DP no Capão Redondo.

A polícia já ouviu algumas testemunhas, para investigar as causas do incêndio. A mãe das crianças, a dona de casa Suzana Ferreira Silva, de 27 anos, disse que o fogo provavelmente foi causado por seu filho Wesley e um amiguinho, já que os dois brincavam com um isqueiro em cima do sofá da sala.

O fogo começou por volta das 22h30 no número 169 da Rua Agostinho de Paiva. Lá, moram Suzana e seus cinco filhos. Um deles não estava no local na hora do incêndio. Suzana amamentava Chayla, a caçula de 4 meses, no quarto, quando percebeu o incêndio. As altas labaredas impediram a saída pela porta da frente. A dona de casa, então, deixou o bebê em cima da cama, subiu na laje, empurrou a caixa d?água para amenizar o fogo e pulou de quatro metros para pedir socorro.

A irmã de Suzana, Joelma Ferreira Silva, e suas primas, Ana Paula e Ana Maria Araújo, que moram ao lado, ouviram os gritos e correram para apagar o fogo. As três conseguiram conter o incêndio com baldes de água e mangueiras. ?Também chamamos os bombeiros?, afirma Ana Maria. ?Mas eles só chegaram 30 minutos depois.

As crianças vítimas de intoxicação, Richard e Echely, foram retiradas da casa ainda em chamas por um amigo de Suzana, José Wilson Alves de Oliveira. ?Mas elas já estavam inconscientes?, lamentou ele. Quem ajudou a socorrer Wesley e Chayla foi uma senhora não identificada. ?Não sabemos quem ela é, mas essa mulher salvou Wesley e ainda fez respiração boca-a-boca?, disse Ana Maria. Os moradores fizeram um buraco na parede para retirar as crianças e as levaram em seus carros para o hospital.

Wesley, o único que sofreu queimaduras, foi encaminhado à UTI infantil do Hospital Pirajussara e até ontem não havia recebido alta. A bebê de 4 meses foi levada ao Hospital Geral de Campo Limpo para desintoxicação e liberada em seguida.

As outras duas crianças foram levadas para o Hospital Jardim Macedônia, mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, chegaram sem vida. O enterro será realizado hoje, às 10 horas, no Cemitério São Luiz, na zona sul.

Voltar ao topo