Imprudência causou acidente que matou 32 na Raposo, conclui DER

Sorocaba – O diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), João Augusto Ribeiro, atribuiu à imprudência o choque entre dois ônibus que causou a morte de 32 pessoas, na noite de domingo (22), na Rodovia Raposo Tavares, em Regente Feijó, extremo oeste de São Paulo.

Com base em observações próprias e na análise preliminar feita por técnicos da Polícia Científica no local do acidente, ele concluiu que um dos ônibus invadiu a outra pista provavelmente durante uma ultrapassagem mal sucedida. A rodovia tem pista simples no local, mas não chovia e a visibilidade era boa na hora do acidente, segundo ele. "O motorista tinha má visão de 400 metros no sentido São Paulo – interior e de 750 metros no sentido contrário", disse. Para ele, o acidente foi causado pelo ônibus que seguia no sentido interior – São Paulo, cujo motorista tinha melhor visão da estrada, e cujo veículo estava com um número menor de passageiros.

O ônibus, que saíra de Colorado, no Paraná, às 19 horas, havia feito uma parada, 20 minutos antes do acidente, em Presidente Prudente. Segundo Ribeiro, o veículo, que seguia para São Paulo, invadiu a pista contrária e bateu de frente em outro ônibus da mesma empresa, que fazia o trajeto oposto. Esse ônibus saíra de Bauru e seguia para Prudente. Prefeitos da região reclamam há anos a duplicação da Raposo Tavares entre Assis e Presidente Prudente. No fim do ano passado, uma empreiteira contratada pelo DER concluiu a duplicação de 23 km entre Prudente e o trevo de Taciba. As obras pararam a 3 km do local da colisão. Falta ainda a duplicação de 96 km. Para o diretor do DER, as condições da estrada não tiveram influência no acidente. "O lugar é plano, com uma inclinação leve, e o asfalto não tem defeitos." Segundo ele, o movimento era muito pequeno na hora da batida. Durante o dia, o trecho é bastante utilizado pelos caminhões de uma usina para o transporte de cana. Ribeiro não confirmou a informação de que um dos ônibus tentava ultrapassar um trem canavieiro. "Ninguém viu o que aconteceu." Ele disse que os bombeiros e as equipes de socorro do DER chegaram ao local em poucos minutos. A rodovia foi totalmente interditada e o trânsito passou a ser desviado para a Rodovia Assis Chateaubriand, via Rancharia e Martinópolis. Isso evitou que se formassem congestionamentos.

Ele contou que o DER estuda uma parceria com a usina para duplicar um trecho de 5 km, incluindo o local do acidente. O órgão já abriu uma licitação para melhorias no restante da estrada, mas as obras não incluem a duplicação.

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