Imigrantes ilegais chegam a 19 mil na Espanha somente neste ano

Centenas de africanos chegaram ilegalmente às Ilhas Canárias nos últimos dias, aumentando para 19.000 o número de imigrantes ilegais que entraram na Espanha apenas neste ano, informaram autoridades. Pelo menos 638 imigrantes chegaram às Ilhas Canárias na mais recente onda de africanos que tentam atingir as costas espanholas em busca de uma vida melhor neste país ou em outros locais da Europa.

Três ilegais morreram nesta sexta-feira (1º) a bordo de um barco de resgate espanhol. Eles faziam parte de um grupo de 86 pessoas resgatadas quando a embarcação em que se encontravam afundou, disseram funcionários de Tenerife, nas Canárias. A vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, visitou Bruxelas nesta semana para pressionar as autoridades da União Européia para que considerem a imigração ilegal um problema de todo o bloco e não apenas da Espanha.

Os espanhóis alegam que outras nações européias não têm cumprido suas promessas de enviar embarcações de patrulha e aviões para ajudar a frear o fluxo de imigrantes africanos. O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez de Rubalcaba, declarou ao Parlamento que a Espanha enfrenta uma crise humanitária. Rubalcaba disse que o país já repatriou mais de 52.000 imigrantes ilegais provenientes do Leste Europeu, Ásia e América Latina apenas neste ano.

Voltar ao topo