IGP-M sobe para 0,63% na segunda prévia de dezembro

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,3 ponto percentual, na segunda prévia de dezembro, comparativamente aos 0,60% da segunda prévia do mês de novembro. Refletindo a variação dos preços entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro, a alta verificada na segunda prévia foi pressionada pelos preços no varejo, uma vez que no atacado e na construção civil houve desaceleração.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, com este resultado de dezembro, o IGP-M passa a acumular ao longo do ano uma variação de 12,29%. No período os preços no atacado subiram 14,93%; no varejo a alta foi de 6,12%, enquanto na construção civil ficou em 10,93%.

Medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% na formação do IGP-M, os preços no varejo chegaram a subir 0,26 ponto percentual, ao passarem de 0,25% para 0,51%, entre a segunda prévia de novembro e a segunda de dezembro. A alta no varejo reflete elevações nos grupos Alimentação (que passou de uma deflação de 0,70% para uma inflação de 0,04%); e Transportes (neste caso em razão das elevações das tarifas de táxis e de combustíveis e lubrificantes).

Os preços medidos pelo Índice de Preços no Atacado (IPA), com peso de 60% na formação do IGP-M), recuaram de 0,68% para 0,67%, entre as previas de novembro e dezembro. Já no Índice Nacional de Custos da Construção Civil o recuou foi de 0,91% para 0,60%.

Voltar ao topo