IGP-M no acumulado do ano é de 0,96%

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado pela Fundação Getúlio Vargas, fechou a primeira prévia de fevereiro praticamente estável, com alta de apenas 0,08%. O resultado chega a ser 0,25 ponto percentual inferior aos 0,33% relativos ao IGP-M da primeira prévia de janeiro.

O destaque ficou por conta dos preços no atacado, onde o IPA (Índice de Preços no Atacado), com peso de 60% na composição do indicador, fechou com deflação ? inflação negativa de 0,09%. Na primeira prévia de janeiro o IPA havia subido 0,40%, uma queda, portanto, de 0,49 ponto percentual.

Os preços no varejo, medido pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 60%, fecharam em alta de 0,44%, neste caso, uma elevação de 0,26 ponto percentual.

Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), peso de 10%, subiu 0,24% – ligeira elevação de 0,3 ponto percentual em relação à primeira prévia de janeiro.

Segundo a FGV, com o resultado desta primeira prévia de fevereiro, a inflação medida pelo IGP-M passou a acumular uma alta de 0,96% no ano e de 4,86% nos últimos doze meses ? a taxa anualizada.

Os dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas indicam, ainda, que o item bens de consumo foi o responsável pela desaceleração dos preços no atacado, ao registrar inflação negativa de 0,66%. Já o item bens de produção acusou elevação de 0,21% nesta primeira prévia de fevereiro, depois de ter fechado em 0,02% na prévia primeira de janeiro.

Voltar ao topo