IGP-M de outubro deve fechar perto de 0,30%

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de outubro caminha para uma taxa de inflação em torno de 0,30%, na avaliação do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. Ele fez a observação ao comentar o resultado da segunda prévia do indicador de outubro, anunciada hoje e que registrou alta de 0,24%. O coordenador lembrou que, em igual prévia no mês passado, o resultado do indicador também registrou taxa muito parecida, de 0,21%.

Em ocasiões anteriores, o economista já havia dito que o cenário atual de inflação é de IGPs mensais na faixa de 0,30%. "Não temos nenhum tipo de choque de preços e também não estamos lidando com alguma quebra de safra de produto importante", considerou. Além disso, o economista observou que os preços dos combustíveis, de grande peso na formação da inflação dos IGPs, estão em queda, favorecidos pela cotação comportada do barril de petróleo no exterior, atualmente.

"(No IGP-M de outubro) podemos ter um resultado acima de 0,29%, mas não deve chegar perto de 0,37%", disse, citando o resultado registrado no IGP-M de agosto.

Voltar ao topo