Ídolo holandês critica ‘jogo sujo’ de sua seleção

O holandês Johan Cruyff, vice-campeão mundial com a ‘Laranja Mecânica’ em 1974, criticou duramente nesta segunda-feira o jogo “muito sujo” e “duro” dos jogadores de seu país na final em que foram derrotados por 1-0 no domingo em Johannesburgo pela Espanha.

Os jogadores da seleção holandesa estavam muito nervosos e agressivos. “Lamentavelmente, tristemente, jogaram muito sujo”, praticando “antifutebol”, considerou em uma crônica publicada pelo jornal catalão El Periódico.

O ex-craque insistiu em suas críticas à equipe de Bert Van Marwijk, considerando que teve “um estilo feio, vulgar, duro, hermético” na final contra os espanhóis, que tiveram uma vitória merecida, apesar de terem jogado “mais individual do que coletivamente”, segundo Cruyff.

Cruyff criticou também o árbitro inglês Howard Webb, que, segundo ele, atuou mal e tinha que “expulsar dois holandeses” durante a partida, antes que John Heitinga recebesse o vermelho na segunda metade da prorrogação.

O ex-jogador do Ajax e do Barcelona havia dito no sábado à imprensa holandesa que era um admirador do estilo de jogo da Holanda de 2010, elogiando Van Marwijk por ter conseguido “construir uma equipe tão forte”.