Ibama proíbe pesca em rios atingidos pela seca no Sul

Começa a vigorar amanhã (31), por 60 dias, a proibição da pesca na região mais afetada pela seca no Rio Grande do Sul. A determinação é do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e atinge a bacia do rio Uruguai, na região norte do estado, e os riosVacacaí e Vacacaí Mirim, próximos à divisa com Santa Catarina, que estão com o nível das águas muito baixo.

Nesse período, os cerca de cinco mil pescadores que atuam na região receberão o seguro desemprego, que equivale a um salário mínimo mensal.

A gerente-executiva do Ibama no estado, Cecília Hypólito, esclarece que a medida não atinge a região litorânea, o delta do Jacuí, o lago do Guaíba e as lagoas dos Patos e do Peixe. Segundo ela, o Ibama e o Batalhão Florestal atuarão com severidade na fiscalização, uma vez que a pesca com o peixe encurralado em poços e águas rasas acabaria com as matrizes, desequilibrando o meio ambiente e trazendo reflexos para as próximas safras. De acordo com Cecília Hypólito, se o nível das águas voltar ao nível normal e situação será reavaliada.

Voltar ao topo