IAP vai notificar imóveis de Guaratuba que não fizeram a ligação do esgoto

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), vai notificar os proprietários de imóveis de Guaratuba, no litoral do Estado, atendidos pelas redes coletoras de esgoto, nova e antiga, que ainda não atenderam à solicitação da Sanepar de fazer a ligação correta do esgoto.

Em reunião realizada no domingo (22), em Guaratuba, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, enfatizou que é inconcebível que as pessoas atendidas por rede coletora não cumpram sua responsabilidade. ?O governo está fazendo a sua parte, orientando e fazendo obras para melhorar as condições de balneabilidade do litoral. Agora chegou a vez dos proprietários também fazerem a sua, que é ligar o esgoto de sua casa corretamente à rede da Sanepar?, explicou Cheida.

Aviso

Segundo a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, os donos já foram avisados duas vezes por carta que deveriam fazer a ligação e, ainda, técnicos da Sanepar e estagiários da prefeitura já realizaram 3.522 visitas nas três regiões. Nas bacias do Eliana, Brejatuba I e Brejatuba II, por exemplo, das 1.346 ligações que já poderiam ter sido feitas, apenas 37 foram executadas. Nestas regiões, a Sanepar autorizou o lançamento do esgoto à rede, recentemente construída.

Somente no Eliana, há imóveis que foram visitados cinco vezes, em que foi deixado comunicado impresso, solicitando que o proprietário entrasse em contato com a Sanepar pelo telefone 115. ?A Sanepar também está avisando os proprietários por telefone sobre a necessidade de fazer a ligação imediatamente. Diante destes números, não nos resta opção. Infelizmente, teremos de utilizar meios legais para assegurar a despoluição ambiental?, afirma Maria Arlete.

O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, informou que os fiscais do Instituto deverão atuar com rigor na notificação dos imóveis que estão colaborando para a queda da qualidade da água nas praias. ?A balneabilidade é totalmente influenciada pela emissão de esgoto e estaremos notificando e dando prazo para o cumprimento da determinação. Caso esses proprietários não façam as suas ligações eles poderão ser autuados?, explicou Rasca.

Saúde

A Sanepar também detectou imóveis atendidos pela rede antiga e que ainda não fizeram a ligação adequada. Todos os imóveis estão em vistoria e os moradores orientados a fazer a higienização e desativação da fossa e do sumidouro. ?Não basta ligar-se à rede coletora. É necessário seguir à risca as recomendações sanitárias para eliminar a contaminação do lençol freático?, destaca Maria Arlete.

Desde setembro do ano passado, a Sanepar vem orientando os usuários. Nas visitas aos imóveis, as equipes de educação socioambiental explicam como deve ser feita a ligação do esgoto, a necessidade de separar o lançamento da água da chuva do esgoto doméstico e como a fossa deve ser desativada.

A Sanepar treinou 32 pedreiros e encanadores para que façam o serviço dentro dos padrões técnicos e sanitários. Estes profissionais podem ser contratados na Agência do Trabalhador de Guaratuba.

Para sanear as praias de Guaratuba, a Sanepar investiu R$ 27 milhões. Apenas com as novas ligações, cerca de 40 mil toneladas de esgoto, por mês, poderiam deixar ser lançadas no meio ambiente. Os proprietários que já fizeram a ligação são obrigados a informar a Sanepar, para que seja feita a vistoria final.

Voltar ao topo