IAP divulga balneabilidade do litoral do Paraná

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, começa a divulgar a partir da próxima sexta-feira (22) os boletins de balneabilidade, que informam semanalmente a qualidade da água nas praias do Paraná. O anúncio foi feito pelo secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, nesta quarta-feira (20) durante o lançamento da Operação Viva o Verão 2006/2007.

?Continuaremos trabalhando no monitoramento e divulgação da qualidade da água em 51 pontos da orla paranaense até o final de fevereiro?, adiantou o secretário. A análise e divulgação da qualidade da água nas praias do Paraná são algumas das atribuições da Secretaria do Meio Ambiente durante a Operação Viva o Verão.

Segundo Rasca, a secretaria e suas autarquias (IAP e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental/Suderhsa), também irão realizar atividades para estimular a preservação ambiental e a coleta seletiva de lixo, intensificar as ações de fiscalização e promover apresentações culturais.

?Serão mais de 1,3 mil agentes ambientais que estarão trabalhando na conscientização dos veranistas e moradores para garantir qualidade de vida e preservação ambiental?, disse o secretário. Somente para orientar os veranistas quanto aos riscos de se banhar em águas impróprias para banho serão mais de 100 alunos da Universidade Federal do Litoral, que receberam treinamento do IAP para informar sobre os perigos de ingestão da água contaminada e as possíveis doenças que isso pode gerar.

Lixo

A coleta de lixo comum, durante a temporada, é responsabilidade da Suderhsa, que também coordena a varrição de ruas, roçada, limpeza de praias e destinação adequada dos resíduos e detritos.

O presidente da autarquia, Darcy Deitos, destacou que a coleta de lixo comum será realizada por cerca de 400 profissionais, amparados por 40 caminhões distribuídos nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. ?Em dias de pico, outros 200 lixeiros estarão disponíveis para auxiliar na coleta?, observou.

Será disponibilizado ainda um caminhão para o recolhimento do lixo reciclável a cada um destes municípios, que dará suporte ao trabalho de 580 agentes ambientais do projeto ?Nossa Praia é Limpeza?, desenvolvido pelo IAP para estimular o reaproveitamento de resíduos. ?Com a coleta seletiva evitamos que resíduos recicláveis cheguem aos aterros, aumentando a vida útil destes depósitos?, argumentou Rasca.

Para estimular a limpeza das praias, serão instaladas 150 lixeiras de concreto nos balneários e a distribuição de sacolas biodegradáveis para que os veranistas possam depositar o lixo gerado em um dia de praia. As sacolas se decompõem em 18 meses, sem causar danos ao meio ambiente.

Operação Sossego

Neste ano, cinco equipes serão encarregadas de fazer a fiscalização das 21hs às 4 horas da madrugada com o decibelímetro – aparelho utilizado para medir altura do som. Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel terão equipe de plantão para atender denúncias, que podem ser feitas no telefone 0800 643 0304 (disque Força Verde). Outra equipe estará atuando junto a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU).

Os locais monitorados são autuados caso ultrapassem o volume de som permitido pela legislação após as 22 horas, que é de 60 decibéis. Durante o dia, a restrição é para até 70 decibéis. ?Este é um trabalho essencial para garantir o sossego dos turistas que vão ao litoral do Paraná para descansar durante as férias?, declarou Rasca.

Ele lembra que em 2005, no primeiro ano do trabalho de fiscalização, foram 72 denúncias formais; em 2006 esse número caiu para 56. ?A queda no número de denúncias demonstra que as equipes de fiscalização estão atuantes e que os comerciantes estão se conscientizando sobre a legislação e volume permitido?, acrescentou. A cada temporada são feitas mais de quatro mil medições de som.

Fiscalização

O IAP manterá ainda uma equipe em tempo integral, juntamente com a Polícia Ambiental Força Verde, para reforçar a fiscalização dos recursos naturais e degradação de áreas protegidas. ?Somando o efetivo do Força Verde, serão mais de 120 profissionais atuando em defesa do meio ambiente em todo no Litoral paranaense?, disse o chefe do escritório regional do IAP no Litoral, Reginato Bueno.

A fiscalização em mar aberto para coibir a pesca predatória nas divisas entre o Paraná com os Estados de São Paulo e Santa Catarina será intensificada. ?O trabalho é realizado para impedir que barcos pesqueiros de grande porte vindos de Santa Catarina pratiquem a pesca de arrasto, com redes e pranchas, no estuário paranaense?, explicou Reginato.

Ilha do Mel

Na Ilha do Mel, o trabalho será focado na conservação ambiental e o controle do número de visitantes. O limite é de cinco mil pessoas por dia. A entrada de animais domésticos na Ilha é proibida e será fiscalizada por técnicos do instituto.

Atividades de educação ambiental serão desenvolvidas para sensibilizar à população local e visitantes visando o desenvolvimento de conduta condizente com o ambiente natural e, principalmente, quanto a destinação correta do lixo. Um posto de informações foi montado pelo IAP para orientar os turistas.

Reginato afirmou que a fiscalização das propriedades na Ilha do Mel, para verificar a emissão clandestina de esgoto e instalação de fossa séptica próximo aos rios, será intensificada. ?A orientação é para que proprietários de campings e pousadas não recebam número maior de turistas do que suas propriedades e fossas comportam, para evitar o vazamento dos resíduos para rios e canais?, informou o chefe do escritório regional.

Nesta temporada, os visitantes contarão ainda com os condutores ecológicos, moradores locais que foram capacitados em curso do IAP para orientar passeios. ?Durante o passeio, os condutores falam sobre fauna e flora da Estação Ecológica, dão dicas de conservação ambiental e destinação adequada de lixo na Ilha e outras informações úteis aos visitantes?, disse Reginato.

Lazer

Mais de 70 pessoas estarão envolvidas com a produção das apresentações culturais do Cinema e Teatro na Areia, que volta nesta temporada com a exibição de filmes envolvendo a temática ambiental e peças teatrais em Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Pontal do Paraná. A programação ainda está sendo finalizada e será divulgada durante todo o verão.

Voltar ao topo