IAP busca forma legal de multar Adubos Trevo por passivo ambiental

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está estudando uma maneira legal para aplicação de multas diárias contra a empresa Adubos Trevo (atualmente Trevisa Investimentos S.A), ex-proprietária da mineradora Plumbum, que deixou um passivo ambiental de cerca de 300 mil toneladas de resíduo de chumbo a céu aberto, em Adrianópolis.
No final de 2002, a Adubos Trevo apresentou projeto para construção de um aterro industrial, próximo ao local onde o resíduo está depositado. O IAP considerou a proposta como a mais viável e solicitou, na época, a apresentação de um detalhamento do projeto até o dia 30 de janeiro. O projeto deveria levar em consideração a impermeabilização dos rejeitos, monitoramento e remanejamento dos locais tidos como áreas de preservação.
Outro requisito apontado pelo IAP foi a necessidade da construção ser realizada entre os meses de seca, entre março e agosto, em virtude da proximidade com o rio Ribeira do Iguape, a fim de impedir o escoamento do material para o rio. A empresa não cumpriu o prazo e, por isso, deverá ser notificada.

Voltar ao topo