IAP atende acidente envolvendo caminhão em Quatro Barras

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), já descartou a possibilidade de contaminação do Rio Timbú devido ao acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, quando um caminhão carregado com 23 mil litros de nitrato de amônia tombou no canteiro do trevo de acesso ao município de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba.

O caminhão, de propriedade da transportadora Dalçoquio, com sede em Araucária, estava transportando a carga da empresa paulista Ultrafértil ? em Cubatão – com destino a Indústria Química IBQ, localizada em Quatro Barras.

De acordo com os técnicos do IAP que estiveram durante toda a manhã acompanhando o trabalho de contenção e retirada do produto não há indícios de contaminação de rios próximos aos locais. Foram instaladas barreiras de contenção com terra e serragem para que não houvesse contaminação do solo. Além disso, amostras de solo e água do Rio Timbú e de um córrego próximo ao local do acidente também foram coletadas por precaução, já que se encontram distantes do local do acidente.

Durante a transferência da carga para outro caminhão ocorreu um pequeno vazamento, sobre a barreira instalada, devido a problemas na mangueira. O nitrato de amônia é um produto altamente tóxico e utilizado na fabricação de fertilizantes.

No relatório de inspeção, o Instituto exigiu que o material contaminado ? terra e serragem – fosse retirado do local e destinado adequadamente, sob pena de sanções administrativas. A empresa cumpriu com as determinações e até o meio da tarde o caminhão e o material contaminado já haviam sido retirados do local.

O IAP irá avaliar, se constatados danos ambientais, a necessidade de autuação e multa para as três empresas envolvidas no acidente.

Voltar ao topo