Humildes e carentes de Curitiba querem mais atenção à saúde

Qualquer que fosse o resultado das eleições municipais em Curitiba, no quesito “saúde”, o cidadão curitibano teria muito a comemorar. De acordo com as promessas de campanha dos dois candidatos, Beto Richa (PSDB) e Angelo Vanhoni (PT), a atenção à saúde deverá receber investimentos expressivos, proporcionando um atendimento digno a toda população. As promessas de Vanhoni, com a derrota ficaram adiadas para um próximo pleito. As de Beto Richa foram referendadas por mais de 54% dos eleitores curitibanos e passam, portanto, a fazer parte do seu plano de governo.

“Quero governar Curitiba com os olhos voltados para os mais humildes e mais carentes”, disse Beto Richa, no discurso da vitória. Na verdade, as reivindicações da população, referida pelo prefeito, para as questões de saúde, são bem conhecidas. Elas passam por atendimento mais ágil e humanizado nos postos de saúde dos bairros, pelo fim das filas, pela distribuição de remédios e por um número maior de médicos das mais diversas especialidades. Odete Cruz, atendente do bairro Uberaba, por exemplo, diz que precisa fazer exames de ultra-sonografia com urgência, mas que só conseguiu vaga para daqui a seis meses. “A gente precisa levantar de madrugada, entrar na fila e rezar para conseguir vaga, se o caso for de emergência fica complicado”, reclama.

Cumprir o orçamento

No mesmo tom, a aposentada Marcília Rodrigues, moradora do Hauer reclama das filas e da falta de remédios no postinho do bairro. “O atendimento é muito bom, mas a quantidade de pessoas que precisa de atendimento é muito grande”, atesta. Representando a classe médica, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Donizetti Giamberardino Filho espera que haja empenho por parte da nova administração em cumprir o que determina a lei, reservando 15% do orçamento do município para as questões de saúde. “Precisamos que a saúde seja uma das prioridades de Curitiba”, frisa o dirigente, salientando que, no seu entender, a ampliação dos postos de saúde do município e a contratação de mais médicos são as decisões mais urgentes que precisam ser tomadas.

Conheça abaixo as principais propostas na área da saúde que constam no programa de governo do novo prefeito, torça para que sua região seja contemplada com alguma melhoria nessa área e cobre da administração municipal as promessas feitas em campanha.

Na área da saúde Beto Richa vai:

– Ampliar, reformar e construir 25 unidades básicas de saúde.

– Ampliar o Programa de Saúde da Família (PSF) de modo a dobrar o número de equipes (de 115 para 238) para atender 820 mil pessoas, ou seja, metade da população curitibana.

– Ampliar o quadro de médicos (contratar 120 novos médicos, com melhor remuneração) para atendimento nos postos de saúde.

– Ampliar o atendimento de consultas nas especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Saúde Mental, Neurologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Dermatologia, com a instalação de mais quatro Centros Regionais de Especialidades, nos bairros Boa Vista, Pinheirinho, Portão e CIC.

– Implantar 3 novas unidades de atendimento 24 horas, nos bairros CIC, Cajuru e Pinheirinho.
– Implantar o centro de atendimento psiquiátrico (para dependentes de álcool e drogas).

– Instalar Centros de Atenção Integral e Centrais de Apoio aos Usuários do SUS dentro dos hospitais conveniados.

– Promover a integração, por meio de convênio, de consultórios e clínicas privadas para atendimento complementar à rede municipal de saúde.

– Ampliar a distribuição de medicamentos.

– Promover estilos de vida saudáveis e ampliar os programas de prevenção em saúde.

– Discutir com os prefeitos da região metropolitana a formação de um consórcio intermunicipal para ampliar o atendimento a todos os municípios.

– Valorizar os servidores da área da saúde.

Fonte:

www.betoricha45.can.br, site oficial da campanha do candidato.

Voltar ao topo