Hospital Universitário de Maringá ganha novos equipamentos de UTI

O secretário estadual do Planejamento, Ênio Verri, entregou equipamentos que vão melhorar o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e do Pronto-Socorro do Hospital Universitário (HU) de Maringá. Durante a solenidade, Verri reafirmou o compromisso do governo do Paraná em continuar ajudando a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, em especial, o HU, cujo plano diretor prevê a ampliação em cerca de 27 mil metros quadrados as dependências do hospital.

Os aparelhos repassados estão avaliados em R$ 283 mil. São 7 monitores cardíacos, 2 otoscópios (de monitoramento de ouvido e garganta), 10 reanimadores para a UTI adulto e 6 para a UTI pediátrica, 4 camas hospitalares, um carrinho de emergência, 3 unidades de fototerapia, 2 laringoscópios adulto, 3 oxímetros de pulso, 1 eletrocardiógrafo, 1 desfibrilador, 1 respirador pulmonar, 5 monitores multiparâmetro para UTI adulto, 2 laringoscópios pediátrico e 4 colchões hospitalares.

O reitor da UEM, Décio Sperandio, disse que a presença do secretário estadual e de deputados na cerimônia de entrega demonstrou o interesse do governo em ajudar a universidade e auxiliar o término da construção do HU. Sperandio agradeceu o apoio do governo do Estado, responsável pelo repasse dos aparelhos, e salientou também a luta do superintendente interino do hospital, Daoud Nasser, para obter os equipamentos.

Segundo o reitor, é importante lembrar que os hospitais ligados às universidades, sobretudo às públicas, são os de ponta no atendimento à população, sem deixar seu caráter de hospital ensino ou hospital escola.

O secretário Ênio Verri, que também é professor da UEM, disse reconhecer seu papel como homem público incumbido em ajudar a resolver as carências da universidade e de seu hospital. ?Quero reafirmar meu compromisso com vocês?, assinalou.

O secretário disse, ainda, que vai buscar ajuda do governo federal para suprir as eventuais necessidades da universidade e destacou a atuação do governador Roberto Requião no compromisso com o que é público, principalmente no que se refere à saúde.

Os aparelhos chegaram em boa hora, justamente quando a direção do HU e a administração da UEM lutam para finalizar a construção do hospital. A UTI para adultos, por exemplo, necessita muito dos respiradores, um dos itens de aparelhos repassados pelo governo do Estado. Segundo o superintendente, 95% dos pacientes dos leitos de UTI adulto utilizam respiradores.

Voltar ao topo