Hospital do Trabalhador inaugura escola de informática

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta sexta-feira uma Escola de Informática e Cidadania na ala de pediatria do Hospital do Trabalhador. A escola é uma parceria entre o hospital e o Comitê para a Democratização da Informática/CDI do Paraná. O objetivo é promover a inclusão digital das crianças e contribuir para tornar o ambiente hospitalar mais agradável aos pequenos pacientes durante o período do seu internamento.

“O Hospital do Trabalhador é o primeiro hospital de Curitiba que promove inclusão digital durante o internamento. Atende exclusivamente pelo Sistema Único da Saúde e oferece aos pacientes uma qualidade de atendimento de excelência”, destacou Geci Labres de Souza, diretor geral do Hospital.

As crianças internadas terão acesso a programas e a jogos de computador, e a oportunidade de interagir com outras crianças e com o mundo através da internet. “A escola não é só um meio para a inclusão digital das crianças que estão internadas no hospital, mas também contribui para o processo pedagógico, que muitas vezes é prejudicado pela internação”, explicou Jacimara Vilar Forbeloni, coordenadora executiva do comitê. A pediatria do hospital possui 30 leitos e atende em média 150 crianças por mês.

O Hospital do Trabalhador disponibilizou uma sala com cinco computadores e dois notebooks, ao lado da Brinquedoteca, que já funciona desde setembro do ano passado. Os notebooks estarão à disposição das crianças que não podem se deslocar. Também as mães e acompanhantes das crianças poderão utilizar os equipamentos eletrônicos. Todos são orientados por voluntários que prestam serviço diariamente no hospital. “As próprias crianças podem ensinar outras crianças”, observou o diretor geral do hospital, Geci Labres de Souza Junior.

O Hospital do Trabalhador pretende expandir a inclusão digital dentro do hospital, implantando-a daqui a 45 dias no setor de Infectologia, que atende portadores de Aids e adultos, sempre em convênio com o CDI. O comitê possui outras 35 escolas de informática e cidadania (EICs) em Curitiba e Região Metropolitana que funcionam em comunidades carentes e projetos comunitários.

Voltar ao topo