Honorato segue na Europa, mas pode ficar fora do Pan

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) decidiu manter na Europa o judoca Carlos Honorato, medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney. Ele disputará os torneios de Hamburgo, na Alemanha, e Praga, na República Checa, nos próximos finais de semana. As competições deveriam ser disputadas pelo carioca Hugo Pessanha, que sofreu uma lesão no joelho e teve de abandonar o processo seletivo para o Pan-Americano do Rio.

"Mesmo sem ter um adversário para esta seletiva estou focado para competir bem, Eu mesmo me coloco essa pressão para obter bons resultados e espero obtê-los", disse Honorato, segundo a assessoria de imprensa da CBJ.

Para o Pan do Rio, a CBJ optou por fazer uma seletiva mais extensa. Definiu dois candidatos para cada categoria de peso e os separou em duas equipes. Cada uma disputará competições diferentes na Europa, Cuba e Brasil. O judoca que obtiver os melhores resultados se classificará para o Pan, sem um confronto direto.

Apesar de ser a partir de agora o único candidato na categoria até 90 kg, Honorato não está garantido ainda no Pan. Ele não está obtendo resultados satisfatórios em seu giro pela Europa e voltará a ser observado nos próximos dois torneios. Se seu desempenho seguir abaixo do esperado, a CBJ poderá convocar outro atleta para disputar a vaga na categoria dos médios.

O coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson, viajou para a Alemanha para acompanhar o desempenho de Honorato e decidir o que fazer.

A decisão é importantíssima para o atleta, pois a CBJ estipulou que qualquer judoca que conseguir uma medalha no Pan do Rio estará automaticamente classificado para o Campeonato Mundial da modalidade, que este ano também será disputado no Rio de Janeiro.

Voltar ao topo