Holanda com Robben manda Eto’o para casa, Dinamarca e Japão jogam pelas oitavas

Foto por: Carl de Souza

Na Dinamarca, o zagueiro da Fiorentina Per Kroldrup deverá entrar no lugar do suspenso Simon Kjaer. A surpreendente campeã europeia de 1992 já chegou às oitavas no Mundial do México-1986, às quartas na França-1998 e, mais uma vez, passou para a segunda fase na Copa da Coreia do Sul/Japão-2002.

Na Cidade do Cabo, a Holanda joga quase para cumprir tabela com o objetivo de assegurar a primeira colocação do grupo E com a intenção de enfrentar um adversário teoricamente mais fraco nas oitavas de final, embora o destino possa colocar no caminho da ‘Laranja’ a indesejada campeã mundial Itália.

Vencer 3 de 3 partidas é outro estímulo para manter a motivação, sugeriu o treinador holandês Bert Van Marwijk, embora com apenas um ponto consiga assegurar a primeira colocação da chave.

“Quando conseguirmos a classificação para a fase seguinte, com certeza, já poderemos pensar no que vem. Apesar disso, levo a partida contra Camarões muito a sério porque é um confronto em que a equipe deve mostrar que aprendeu. Queremos melhorar em cada partida”, disse o treinador, exigindo mais.

O técnico holandês também espera ver em ação e em boa forma a sua estrela Arjen Robben, que parece recuperado de um estiramento na coxa esquerda.

“Quero jogar. Preciso de minutos de jogo para recuperar meu ritmo”, disse Robben, que indicou ter passado por um “martírio” para conseguir se recuperar a tempo.

Já Camarões quer sair de cabeça erguida e com “dignidade”, depois de perder duas vezes e de ter sido o primeiro eliminado do torneio, quando seu astro Samuel Eto’o prometia que os ‘Leões Indomáveis’ podiam chegar à final e ser campeões.