Helicóptero militar americano é derrubado no Afeganistão

O Exército dos Estados Unidos confirmou a queda de um helicóptero militar no Afeganistão nesta terça-feira (28), mas recusou-se a revelar quantas pessoas estavam dentro da aeronave no momento do incidente. O grupo fundamentalista islâmico Taleban assumiu a autoria do atentado que teria resultado na queda em um telefonema à Associated Press.

A aeronave caiu na região de Asadabad, na província de Kunar, mas o Exército americano alega desconhecer o destino das pessoas a bordo. Uma declaração militar diz que a causa da queda é incerta e não informa quantas pessoas ocupavam o helicóptero.

Aviões e helicópteros americanos foram enviados ao local, prosseguia o comunicado. O tenente coronel Jerry O’Hara, porta-voz do Exército dos EUA, não forneceu mais nenhum detalhe.

O governador de Kunar, Asadullah Wafa, disse à Associated Press que o Taleban derrubou o helicótero. Ele também não entrou em detalhes.

Num telefonema à AP antes de a notícia da queda vir à tona, o mulá Latif Hakimi, que costuma procurar a imprensa estrangeira dizendo falar em nome do Taleban, reivindicou a autoria do atentado em nome do grupo. Ele não especulou sobre quantas pessoas estariam dentro do helicóptero.

A queda de hoje foi a segunda de um helicóptero americano Chinook no Afeganistão este ano. Em 6 de abril, 15 militares e três civis americanos morreram quando o helicóptero no qual viajavam caiu durante uma tempestade de areia.

Voltar ao topo