Há dois partidos vitoriosos: PT e PSDB, avalia cientista político

O resultado das eleições realizadas neste domingo confirmam a existência de “dois grandes partidos vitoriosos”: o PT e o PSDB. A avaliação é do cientista político Ricardo Caldas. Para ele, a eleição deixou claro que o ?PT é o maior partido governista hoje? e o ?PSDB, o maior representante oposicionista?.

Na avaliação de Ricardo Caldas, o desempenho do governo federal influenciou o voto do eleitor. ?O atual momento deste governo influenciou várias candidaturas. Percebia que os candidatos estavam muito mal colocados no início do ano, derrapando no quarto e terceiro lugares. A partir de meados de 2004, quando a luta política realmente se acirrou, inclusive com a entrada da questão da televisão em vários municípios, candidatos petistas começaram a decolar e muitos chegaram à vitória no primeiro turno?, observou Caldas, que deu entrevista ao canal Nbr nesta segunda-feira (4).

O cientista político vê também a relação entre o financimento das campanhas eleitorais e o resultado das urnas. ?Quem teve os melhores resultados foram os partidos de candidatos que receberam os melhores financiamentos para a campanha, os melhores acessos a recursos públicos ou doações e conseguiram montar um apoio em tecnologia e marketing mais eficaz?.

Segundo ele, impressionou a qualidade da campanha de alguns candidatos no interior do país. ?Em cidades com 20 mil habitantes, vi ilhas de televisão e assessores de marketing contratados. Vamos dizer assim, os ‘Duda Mendonça’ locais. Isso, por um lado, é bom porque mostra um nacionalismo. Porém, por outro lado, encareceu muito as campanhas?, constatou.

O cientista ainda elogiou o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições. ?Sobre a apuração, o nível das eleições foi uma coisa de primeiro mundo. Não devemos nada a ninguém?.

Voltar ao topo