Guido Mantega diz que economia brasileira foi bem avaliada pelo FMI

Rio de Janeiro – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a defender a solidez da economia brasileira ao afirmar nesta sexta-feira (22) que na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), realizada esta semana em Cingapura, a avaliação geral foi  a melhor possível em relação ao Brasil. Segundo o ministro, o Brasil foi classificado em primeiro lugar entre os países emergentes pelos participantes da reunião.

?Nós estamos hoje com a melhor classificação de todos os tempos em todas as agências de risco?, afirmou.

O ministro reafirmou a meta de crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. E citou alguns dados que demonstram que a economia está crescendo numa velocidade bastante favorável, destacando a oferta de empregos.

Em agosto passado, de acordo com números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abertas 226 mil novas vagas no emprego formal com e sem carteira assinada. Os números anualizados representam a geração de mais de 2,5 milhões de empregos novos em 2006. ?Significa que a economia está crescendo?, declarou o ministro.

O ministro, no entanto, reconhece que existem segmentos que ainda precisam de ajustes, entre os quais têxteis e vestuário, calçados e moveleiro, cujas exportações mostram desaquecimento em razão do câmbio.

Guido Mantega ressaltou que o importante é que está havendo uma consolidação do mercado interno. Ele acrescentou que se houver uma desaceleração da economia global, ela será compensada pelo mercado interno, que está crescendo devido ao aumento da massa salarial e do emprego.

Voltar ao topo