Guerra entre Schumacher e Alonso começará mais cedo

A programação oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 começa hoje, com a inspeção técnica dos carros, chefiada pelo delegado técnico da FIA, o alemão Jo Bauer. Atividade de pista mesmo é só a partir de amanhã, quando haverá duas sessões de treinos livres com presença dos dois candidatos ao título da temporada, Michael Schumacher e Fernando Alonso. A primeira das 11h ao meio dia e a segunda, das 14 às 15 horas. Quem for a Interlagos, o que assistirá nesse primeiro dia de treinos.

De modo geral, os pilotos das principais equipes completam apenas uma volta na sessão da manhã, a fim de verificar se a montagem do carro está perfeita, visando iniciar os trabalhos de acerto para a pista no treino da tarde. Nessa primeira hora do programa os que mais andam são os terceiros pilotos.

Os times que se classificaram no Campeonato de Construtores da 5.ª colocação para trás, ano passado, podem ter um terceiro piloto. Os titulares quase não deixam os boxes no treino da manhã em razão da necessidade de economizar quilometragem do motor. O regulamento impõe que cada motor deva ser utilizado em duas etapas do Mundial.

Outro fator são os pneus: cada piloto dispõe de 10 jogos para usar como melhor lhe parecer no fim de semana de GP. No caso da prova em Interlagos, é possível que a rotina da Fórmula 1 se altere. Motivo: por ser a última do calendário e por Fernando Alonso e Michael Schumacher estarem de motores novos, é possível que ambos passem a treinar já na sessão da manhã. Poder acertar o melhor possível o carro ao circuito convém. A necessidade de poupar o motor é menor.

Os pilotos dos times principais testam, nesse treino de sexta-feira à tarde, o acerto do carro para a condição de corrida. Raramente têm menos de 50 quilos (62 litros) de gasolina no tanque. Procuram, da mesma forma, completar 10, 12 voltas seguidas, a fim de verificar o desgaste dos pneus. Dispõem de duas opções, mais moles e mais duros.

A simulação de como o carro irá se comportar na tomada de tempos para o grid é feita na sessão matinal do treino livre do sábado, ao menos para as melhores escuderias. Na classificação, têm em geral gasolina para apenas uma volta lançada e pneus novos. No caso das equipes que dispõem do terceiro piloto, esse simulado em geral acontece nas sextas-feiras mesmo. Seus pilotos treinam com pouco combustível e instalam pneus novos para abaixar seus tempos.

Voltar ao topo