Guerra das Malvinas foi ‘loucura’ para 76% dos argentinos

Vinte e cinco anos após a Guerra das Malvinas, a maioria dos argentinos acredita que a invasão das ilhas foi um erro. Uma pesquisa realizada pela consultoria OPSM Ibope revelou que 76,1% da população argentina considera que a ocupação das ilhas e a posterior guerra contra os britânicos, em 1982, foi ?uma loucura?. Apenas 15,1% acreditam que a Argentina teve chances de vencer o conflito.

Para 40,4% dos entrevistados, a melhor forma de negociação diplomática para reaver as ilhas seria por intermédio da ONU. Já 21,9% apóiam a utilização do mesmo modelo da entrega programada de Hong Kong à China. Apenas 17,6% são a favor de uma soberania compartilhada das ilhas com a Grã-Bretanha. A condução de uma nova guerra para recuperar o arquipélago teve 0%, ou seja, não recebeu apoio suficiente que tivesse valor estatístico na pesquisa.

O levantamento também deixou claro o peso que as Malvinas possuem nas prioridades políticas dos argentinos. Segundo o relatório, em comparação com outros problemas do país, como a falta de segurança, desemprego e inflação, as negociações para recuperar as ilhas são ?importantes? e ?muito importantes? para 73,1% dos argentinos.

Voltar ao topo