Guedes descarta renegociação total da dívida agrícola

O ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, descartou nesta sexta-feira (5) uma renegociação generalizada das dívidas dos agricultores em 2007. Segundo ele, as perspectivas para o setor em 2007 são positivas com recuperação dos preços e condições climáticas favoráveis.

"Não há justificativa para uma prorrogação generalizada de dívida em 2007", disse ele. "Se houver necessidade de negociar alguma dívida, será muito localizada. Vamos analisar, quero deixar claro, caso a caso", acrescentou.

O ministro lembrou que, no ano passado, o governo prorrogou o pagamento de dívidas dos agricultores no montante de R$ 20 bilhões e deu apoio à comercialização de 23 milhões de toneladas de grãos, que custou R$ 3,280 bilhões. "Foi o maior apoio já registrado à comercialização. Houve um apoio efetivo do governo federal para superar a crise", afirmou.

Na sua avaliação, esse apoio ao setor é que permitiu que não houvesse uma queda na expectativa de safra de 2006/2007. "Aliás, vamos ter até um pequeno aumento", afirmou.

Voltar ao topo