Guarda reforça segurança nos parques e no centro da cidade

A implantação de uma unidade de atendimento 24 Horas, da Ciclo Patrulha, reforçando a segurança nos parques da cidade, o patrulhamento das vias e terminais do sistema de transporte coletivo e a qualificação e valorização do servidor, foram algumas das ações que marcaram o ano na área da Defesa Social.

?Oportunizar o aprendizado e a qualificação do servidor e atuar de forma cada vez mais próxima da população são diretrizes importantes na atual gestão?, destaca o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, destacando a a importância do reconhecimento do profissional na busca pela excelência no atendimento. ?Investir na segurança e na qualidade de vida do guarda municipal é investir na valorização humana e conseqüentemente na melhoria do serviço prestado à comunidade?, conclui Santos.

Na área da segurança, o reforço inclui a criação da Guarda Municipal do Centro, uma unidade de atendimento 24 horas, implantada na praça Rui Barbosa; a Ciclo Patrulha, formada por 40 guardas treinados para o patrulhamento com uso de bicicletas nos parques e praças da cidade.

No atendimento ao transporte coletivo, garantir a qualidade do serviço e a segurança do passageiro também foram medidas adotadas neste primeiro ano. Criado em maio, por meio de um convênio com a Urbs, o Serviço de Proteção do Transporte Coletivo, mantém 48 guardas municipais que atuam no patrulhamento das canaletas de ônibus e duplas de guardas nos terminais.

Mas os investimentos na área não ficaram restritos apenas na implantação de programas e na contratação de novos guardas. O investimento na capacitação de guardas municipais e a valorização do servidor fizeram parte das diretrizes na administração municipal.

Outra medida complementar foi reforçar a prestação de serviço ao cidadão, retomando no início deste ano o processo de integração entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através de convênios com a Secretaria Estadual da Segurança Pública.

O processo resultou na implantação de dois postos de atendimento ao cidadão. Um deles, o posto avançado do Corpo de Bombeiros, no bairro Pilarzinho, inaugurado em abril pelo prefeito Beto Richa, durante as comemorações do aniversário de Curitiba, para atender os moradores dos bairros Santa Felicidade, Cascatinha, São João, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, São Francisco, Bom Retiro, Centro Cívico, São Lourenço, Taboão, Abranches, Barreirinha, Boa Vista, Ahú e Juvevê.

O segundo equipamento foi o Núcleo de Proteção ao Cidadão, na Vila Guaíra, em funcionamento desde setembro e que atende a população dos bairros Portão, Novo Mundo, Capão Raso, Guaíra, Lindóia e Fanny, beneficiando cerca de 200 mil pessoas.

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