Guaranis da Ilha da Cotinga recebem novas moradias do Governo

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entregou nesta terça-feira (5) as chaves de 12 moradias do Casa da Família Indígena na Ilha da Cotinga, em Paranaguá. A localidade tem importância histórica, pois foi onde os colonizadores portugueses fizeram o primeiro contato com os índios Carijós no Paraná, em 1524. O programa é um dos maiores projetos de habitação indígena em andamento no Brasil e foi criado para acabar com o déficit de 1.300 moradias em aldeias paranaenses.

Ao receber as moradias, o líder da aldeia Guarani na ilha, Jair Mariano, agradeceu o empenho dos técnicos da Cohapar. ?Este é um trabalho que nenhum governo fez até agora, nem vou falar muito porque estou ansioso para entrar na casa nova?, destacou. Para o cacique da etnia Guarani, Nilo Rodrigues, ?os moradores da ilha terão conforto e dignidade com as novas moradias?.

A gerente regional da Cohapar em Curitiba, Rosana Santos, representou o presidente da Companhia Luiz Claudio Romanelli no evento, que teve a presença do diretor do núcleo da Funai, Marcos Pedro, e do assessor especial para Assuntos Indígenas do Governo do Paraná, Edívio Battistelli. ?A habitação é uma das políticas públicas mais importantes para os índios paranaenses?, disse Battistelli.

O programa já entregou 79 unidades e tem outras 526 casas em obras, boa parte delas em fase de conclusão. Outras 353 unidades estão com os projetos definidos e serão iniciadas em breve. O Governo do Paraná investiu até agora, a fundo perdido, R$ 5,3 milhões no programa ? o investimento médio é de R$ 10 mil por unidade.

As moradias tem 52 metros quadrados e são construídas em alvenaria com esquadrias em madeira, dois quartos, sala, cozinha, banheiro externo, varanda, forro, cobertura em telhas cerâmicas e instalação elétrica completa. Há dois projetos diferentes, um para a etnia Kaingang e outro para a etnia Guarani. Ambos respeitam as tradições culturais e costumes de seus moradores.

O Casa da Família Indígena tem como parceiros a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e o Conselho Indígena Estadual do Paraná.

Voltar ao topo