Greve não prejudica funcionamento de penitenciárias no Paraná

O funcionamento das penitenciárias atingidas pela greve dos agentes de disciplina foi normal durante o fim de semana. Com o objetivo de dar uma solução à situação, representantes do sindicato da categoria e das empresas de administração prisional, INAP e Montesinos, se reuniram com o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, na tarde desta segunda-feira.

Durante o encontro não foi apresentada nenhuma proposta consistente e não se chegou a um consenso. “O governo está na posição de mediador para apressar o fim dessa mobilização”, comentou Parzianello, que marcou outra reunião para os próximos dias.
As unidades, nas quais teve adesão à paralisação são a Penitenciária Estadual de Piraquara, a Industrial de Cascavel e a Estadual de Foz do Iguaçu.A greve dos agentes de disciplina que trabalham nas penitenciárias terceirizadas continua, apesar da reunião realizada esta tarde, na Secretária da Justiça.

Segundo Justino Sampaio Filho, diretor do Departamento Penitenciário, não houve mudança nas rotinas dessas unidades. “Deslocamos agentes penitenciários para manter o funcionamento dentro da normalidade”, disse. Os agentes querem um reajuste de 10% do salário e no vale-alimentação, além de outras reivindicações. O representante da INAP, Francisco de Paola, acredita que nesta terça-feira já surja uma nova proposta, que seja viável para empresa. Paulo Bordim, da Montessinos, também participou da reunião.

Voltar ao topo