Greve geral em Israel termina depois de oito horas

Uma greve nos serviços públicos israelenses terminou depois de apenas oito horas nesta quarta-feira (21), quando o governo acatou a reivindicação dos sindicalistas e comprometeu-se a pagar meses de salários atrasados a milhares de servidores públicos municipais. A greve começou às 9h locais de hoje, paralisando temporariamente portos aeroportos, serviços ferroviários, repartições públicas, bancos coleta de lixo e diversos outros serviços públicos.

Apesar da adesão de cerca de 150.000 trabalhadores, segundo a central sindical Histadrut, os contatos entre representantes do funcionalismo e do governo persistiram mesmo durante a greve, permitindo uma rápida solução. Um indício de que a greve não duraria muito tempo foi o fato de um "comitê de exceção" ter permitido alguns pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Ben Gurion, nos arredores de Tel-Aviv, reduzindo consideravelmente o impacto dos atrasos.

No passado recente, as greves gerais em Israel persistiram durante dias e resultaram em perdas de dezenas de milhões de dólares para a economia local. Uma rodada de negociações entre a organização sindical Histadrut e funcionários do governo não impediu a greve, iniciada às 9h locais de hoje. Mas as negociações persistiram mesmo depois do início da paralisação.

No fim da tarde de hoje, pelo horário local, o líder sindical Ofer Eini anunciou o fim da grave. "Estou feliz em anunciar que todos os salários serão pagos entre hoje e amanhã", declarou. "Depois de todas as nossas exigências terem sido atendidas, posso anunciar o fim da greve geral em Israel." Diversas cidades israelenses com graves problemas de caixa não pagavam seus funcionários públicos havia meses. A organização sindical Histadrut vinha ameaçando realizar uma greve geral já havia algum tempo, mas recuava sempre que o governo prometia pagar a dívida.

O fim da greve foi uma boa notícia para os fãs de esportes. Centenas de torcedores da Inglaterra são esperados em Israel para o jogo entre as seleções inglesa e israelense, previsto para sábado e válido pelas eliminatórias da Euro 2008. Antes do encerramento da greve, a única concessão da Histadrut fora abrir o Aeroporto Ben Gurion para permitir o pouso do avião da seleção inglesa de futebol. A aterrissagem está prevista para amanhã.

A greve também ameaçou a partida entre o Maccabi Tel-Aviv e a Lottomatica, de Roma, válido pela Euroliga de basquete. Caso o time italiano não pudesse entrar em Israel para o jogo de amanhã o Maccabi perderia os pontos.

Voltar ao topo