Greenpeace protesta contra desastre ecológico na Espanha

Cerca de cem ativistas do Greenpeace e de outras organizações suíças realizaram hoje no final da tarde um protesto em frente à sede da empresa petroleira Crown Resources, na cidade suíça de Zug, a 30 minutos de Zurique. A Crown Resources é a empresa proprietária do combustível que era transportado pelo navio Prestige e que agora, depois do naufrágio da embarcação, contamina um enorme faixa do litoral espanhol e ameaça seguir contaminando outras zonas costeiras.

Os ativistas seguravam cartazes e faixas contra o petróleo e a empresa petroleira, nas quais lia-se ?Oil kills? (petróleo mata). Outros cartazes em favor das fontes de energia renováveis também fizeram parte do cenário do protesto.

A Crown Resources AG, com escritório em Londres e sede social em Zug, faz parte do conglomerado industrial petroleiro russo Alpha Group. Esta companhia se dedica ao comércio de produtos petroleiros de baixa qualidade a preços reduzidos. Por diversas vezes, esses produtos foram vetados pela União Européia por seu alto índice de enxofre, sendo, por causa disso, exportados para os países em desenvolvimento.

O Greenpeace denuncia que a Crown Resources continua fretando seus ?navios de sujeira?, ameaçando novamente o mar. A empresa é uma das responsáveis que foi esquecida em meio à tragédia do Prestige: ninguém a vê, ninguém a ouve, mas seu vestígio marcará para sempre o litoral da Galícia.

?O Greenpeace continuará atrás dos responsáveis pela catástrofe do Prestige, seja qual for o lugar onde eles se escondam. Não podemos permitir que esses crimes fiquem impunes?, disse Juan López Uralde, diretor executivo do Greenpeace Espanha.

Voltar ao topo