Greenpeace apresenta plano para a energia eólica na Argentina

O Greenpeace apresentou ontem na Argentina um programa de ação para o desenvolvimento da energia eólica em grande escala no país. Trata-se de um plano para se atingir 3 mil megawatts de potência no ano 2013, utilizando a energia dos ventos. A proposta do Greenpeace foi acompanhada por um plano de curto prazo da Câmara Argentina de Produtores Eólicos. Também participaram do encontro, realizado na cidade da Patagônia argentina Comodoro Rivadavia (Chubut), funcionários de governos estaduais.

“A execução do plano que apresentamos é possível, pois a Argentina possui recursos naturais e tecnológicos para torná-lo realidade”, afirmou o diretor de campanhas do Greenpeace na Argentina, Juan Carlos Villalonga. “Só é necessário que a decisão seja tomada, e se deixe de subsidiar fontes sujas de energia.”

“O objetivo da campanha Escolha Energia Positiva é encorajar os governos a adotarem programas de desenvolvimento com energias renováveis. Em junho será realizada uma reunião chave na Alemanha, em que se espera que todos os países adotem uma meta para a utilização de fontes limpas”, disse.

Entre as propostas apresentadas, está a necessidade de incentivo nacional ao recurso eólico por parte do Centro Regional de Energia Eólica de Chubut, a reformulação das leis nacionais e estaduais, para que se adequem à nova relação econômica nacional, e a implementação de “privilégios ambientais”, para incentivar o setor petrolífero a investir na energia dos ventos.

Voltar ao topo