Greca propõe ação contra transferência da operação do sistema elétrico do PR

O deputado Rafael Greca vai encaminhar à Justiça uma ação popular contra a transferência da Operação do Sistema Elétrico do Estado do Paraná, atualmente sob o comando da Copel, para o Operador Nacional do Sistema (ONS), com sede em Florianópolis, Santa Catarina.

Greca diz que a má notícia vem acompanhada do risco de aumento dos períodos de interrupção de energia elétrica, de perda do controle das vazões de cheias do Rio Iguaçu, e o que é pior, poderá ocorrer aumento da tarifa de energia elétrica no Paraná.

Em resposta ao pedido de informações feito pelo deputado Rafael Greca, o diretor presidente da Copel, Rubens Ghilardi confirmou em documento oficial a transferência em janeiro de 2006 da operação de energia da Copel para o ONS.

Para o deputado Rafael Greca ?a Copel tem por objetivo o desenvolvimento social e tecnológico do Paraná. A energia é um bem público de caráter estratégico. Esses objetivos estratégicos estão em conflito com a política federal desenvolvida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de privatização do sistema elétrico brasileiro. Uma resolução da Aneel não pode invadir a autonomia administrativa do Estado do Paraná. É um desastre esta mudança do modelo cooperativo para o chamado modelo competitivo?, conclui Greca.

Voltar ao topo