Governo vai definir modelo de TV digital até fevereiro de 2006, diz secretário

O governo deve definir até fevereiro de 2006 o modelo de TV digital que será adotado pelo país. Segundo o secretário-executivo do ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, o comitê de desenvolvimento da TV digital vai entregar à presidência da República, até o dia 10 de dezembro, um relatório com as alternativas de geração e transmissão.

"O governo fará escolhas quanto ao modelo. Se usaremos a combinação do modelo europeu, do modelo japonês, da alta definição do modelo americano misturado com a tecnologia brasileira. Essa é uma questão que, quando dezembro chegar, já teremos definida".

O estudo para a implantação do sistema digital no país começou em 1994 com testes em três sistemas digitais de radiodifusão: o americano (ATSC), o europeu (DVB-T) e o japonês (ISDB-T).

Imagem com alta definição, som digital, sinal estável, interatividade, múltiplos canais e a possibilidade de conectar a Internet pela televisão são algumas das características da TV digital.

Lustosa participou do 23º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV. Ele representou o ministro Eunício Oliveira no painel A radiodifusão brasileira e o fenômeno da convergência tecnológica. O Congresso vai até amanhã (19), em Brasília.

Voltar ao topo