Governo vai consolidar os Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico

O Governo do Estado vai realizar nos meses de fevereiro, abril e maio de 2006 encontros com as lideranças políticas, econômicas, sociais e acadêmicas paranaenses para discutir propostas, ouvir reivindicações e colher idéias que darão forma definitiva aos Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico (PRDE). As reuniões, em número de 12, estão marcadas para Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba.

Com a iniciativa, o governo implanta um novo modelo de gestão pública, em que a atuação do Estado como indutor do desenvolvimento trata de forma específica e simultânea os problemas e oportunidades de cada região, diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto.

As reuniões vão contar com a presença de representantes de todos os municípios de cada uma das seis regiões escolhidas. Haverá dois ciclos de encontros nas mesmas cidades. No primeiro, marcado para fevereiro, as reuniões terão caráter interativo. Ou seja: a troca de informações, experiências e avaliações sobre o processo de desenvolvimento do Estado e dos seus municípios, a partir de contribuições objetivas dos participantes.

No segundo ciclo, em abril e maio, as reuniões terão caráter propositivo, momento em que será avaliado um documento com a consolidação das idéias discutidas na primeira fase, tendo como referência três cenários: o atual, o tendencial e o desejável. A partir daí serão estabelecidas as normas de ações objetivas e imediatas em busca do desenvolvimento.

Os debates, em cada encontro, serão conduzidos pelo secretário Forte Netto. De forma articulada, em cada reunião vão ser abordados problemas e caminhos do desenvolvimento regional, com base em estatísticas oficiais e com ênfase em questões vitais, como geração e distribuição de emprego e renda, infra-estrutura e integração, preservação ambiental, apoio ao empreendedorismo e demandas sociais nas áreas de educação, saúde, saneamento, habitação e segurança.

Voltar ao topo