Governo repassa R$ 1,7 milhão para construção de aterros sanitários

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, anunciou nesta sexta-feira (21) a abertura de licitação no valor de mais de R$ 1,7 milhão para construção de aterros sanitários em 14 municípios paranaenses.

Segundo Cheida, a previsão é que até o final de dezembro os aterros já estejam implantados e preparados para receber a licença de operação. ?Com estas medidas ouso dizer que mudaremos para melhor o perfil de boa parte das doenças que ocorrem no Paraná. É uma grande colaboração à saúde humana e à saúde ambiental?, disse o secretário.

O investimento é proveniente de um acordo de financiamento entre Governo do Estado e Caixa Econômica Federal (CEF), direcionado ao programa Pró-Saneamento ? Modalidade Resíduos Sólidos e Modalidade Abastecimento de Água.

Os recursos serão repassados por meio da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), o município deverá entrar com 25% do total para implantação do aterro. ?Temos que deixar claro que o governo está sendo um braço facilitador para a implantação dos aterros. A destinação adequada do lixo é de responsabilidade dos municípios?, declarou Cheida.

A Suderhsa será responsável pela elaboração dos projetos para construção dos aterros e ainda por capacitar gestores municipais para operarem corretamente os aterros implantados. ?Isso porque muitos municípios tiveram seus aterros transformados em lixões devido à falta de pessoas capacitadas para trabalhar na sua operação?, afirmou o presidente da Suderhsa, Darcy Deitos.

Os municípios beneficiados serão: Iguatu, São Pedro do Iguaçu, Ramilândia, Campo do Tenente, Santa Mônica, Renascença, Serranópolis do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Xambrê, Moreira Salles, Guairacá, Iracema do Oeste, Engenheiro Beltrão e Saudade do Iguaçu.

A eliminação de lixões a céu aberto é uma das metas do programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente. O programa também tem como objetivo a redução em 30% o volume de lixo gerado diariamente no Estado.

Em 2003, quando a atual gestão assumiu o governo, o Paraná possuía aterros sanitários em 176 municípios. Atualmente 251 localidades já possuem a estrutura adequada para receber os resíduos. Outros 14 lixões são considerados controlados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pois apresentam mínimo impacto ambiental e visual. Restam ainda 134 municípios a serem regularizados.

Voltar ao topo