Governo quer relações justas entre todos os membros da Alca

O secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, ministro Jaques Wagner, disse hoje que o governo está buscando solução prática para as discussões sobre subsídio agrícola e práticas de dumping, na Área de Livre Comércio das Américas (Alca). "Pretendemos que prevaleçam as relações justas entre todos os membros deste acordo comercial", destacou.

Wagner representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 31ª Assembléia Geral da Associação Ibero-Americana de Câmaras de Comércio (Aico). O tema central do encontro é o fortalecimento da pequena empresa como alternativa para que os países em desenvolvimento solucionem problemas como o desemprego e a exclusão social.

Sobre as iniciativas do governo para o setor de micro e pequenas empresas, ele lembrou que já existem ações de financiamento, treinamento e criação de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para garantir a sobrevida do setor.

"Acabamos de enviar para o Congresso Nacional um projeto de lei que desburocratiza o acesso do micro e pequeno empresário a financiamento de até R$ 36 mil, além disso, estamos apoiando, através do Sebrae, ações de treinamento e gerenciamento para dar condições às pequenas empresas de qualificar seus produtos e poder competir no mercado internacional", lembrou o ministro.

No Brasil existem cerca de 5 milhões de empresas de pequeno porte, que geram 43% da renda de todo o setor, e é responsável por sete em cada dez empregos formais criados hoje. De acordo com o ministro, "os pequenos empresários reclamam do excesso de dispositivos legais, da demora da Justiça para analisar os processos e também querem o aumento das linhas de crédito".

Voltar ao topo