Governo promove manifestação em prol da araucária

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Sanepar realizaram nesta quinta-feira (02) no Parque Estadual João Paulo II uma manifestação em apoio à proteção das florestas com araucárias. Centenas de estudantes de seis escolas estaduais de Curitiba, voluntários, grupos de escoteiros e representantes de Organizações Não-Governamentais participaram do ato e amarraram fitas brancas em torno do tronco das árvores de araucária do Parque.

?O homem inventou a moto-serra que, se comparada ao machado, trouxe mais rapidez à destruição da natureza. A tecnologia avança e destrói a mata e a gente avança e planta para tentar resistir?, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, em seu discurso.

A diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa explicou que a idéia da fita significou um pedido de paz para as florestas, aliada a demonstração de apoio do governo do Paraná para criação de cinco Unidades de Conservação Federais no Estado. ?A proteção das florestas significa a proteção dos nossos mananciais e de toda a biodiversidade que nela vive?, disse a diretora.

De acordo com a ambientalista e consultora do Ministério do Meio Ambiente, Tereza Urban, a participação do Governo do Estado está sendo uma grande contribuição para a criação das Unidades Federais. ?O envolvimento de diversos órgãos de governo, e não só do governador Roberto Requião, no sentido de mobilizar e informar a sociedade sobra à importância da criação das Unidades de Conservação, é uma contribuição fundamental para que o Paraná tenha finalmente os últimos remanescentes da floresta com araucária e dos campos naturais devidamente protegidos?, disse Tereza.

O ato foi realizado ainda simultaneamente em 20 regiões do Estado de acordo com as regionais do IAP. Em Ponta Grossa, a ação foi feita no Parque de Vila Velha com a presença de alunos e secretários de Meio Ambiente da região dos Campos Gerais. Nos locais onde não há predominância de araucárias as fitas serão amarradas em árvores nativas.

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná Rasca Rodrigues falou sobre a importância da participação dos jovens. ?Se atos como estes tivessem sido realizados há 20 anos atrás quem sabe não teríamos apenas 0,8% de florestas com Araucária no Paraná?, disse Rasca.

A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente que termina no próximo domingo Dia Mundial do Meio Ambiente. Vinte mil fitas estão sendo distribuídas e representam o envolvimento e a adesão da população à proteção da árvore símbolo do Paraná.

De acordo com o secretário Cheida, o Paraná editou uma série de medidas em comemoração à Semana do Meio Ambiente. ?Todas elas muito bem elaboradas para obtenção de resultados práticos. Não queremos em hipótese alguma que estas decisões fiquem sobre as mesas ou dentro de gavetas. Queremos que se transformem em árvores plantadas, água boa e solo fértil para restabelecer o equilíbrio ambiental no Estado?, finalizou o secretário Cheida.

Passeata

Além da atividade realizada no Parque João Paulo II, os manifestantes seguiram em passeata até a frente da Assembléia Legislativa onde foram semeadas 500 sementes de pinhões. Os saquinhos com as sementes irão para os viveiros do IAP para serem plantadas no próximo dia da árvore comemorado, dia 21 de setembro.

As fitas brancas também foram amarradas nas árvores de araucária que existem na frente da Assembléia.Participaram do evento vereadores, diretores de Instituições Públicas e Privadas e ambientalistas.

Voltar ao topo