Governo libera recursos para recuperação de aeroportos

A maior parte dos novos recursos liberados pelo governo à estatal Infraero será investida na inauguração e reforma de aeroportos do país. A informação foi dada, nesta, segunda-feira, pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guias, após palestra na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo.

De acordo com o ministro, parte desses recursos será desembolsada este ano e o restante em 2006, sob o orçamento da Infraero. "Nós estamos investindo na questão da segurança dos aeroportos, na questão da segurança dos vôos, além de investir na melhoria das condições receptivas dos aeroportos", afirmou Mares Guia.

Segundo ele, os recursos serão usados principalmente para a melhoria das condições dos aeroportos.

"Sobretudo na reforma de aeroportos, de estação de passageiros, de aumento de pistas e segurança. Uma parte desses recursos, que vai ser alocada este ano ainda, é para aumentar a segurança dos vôos, porque tem alguns aeroportos que ainda não têm equipamentos que tratem, por exemplo, se houver um forte temporal, uma neblina muito grande, os aviões podem descer através desses equipamentos. Poucos aeroportos no Brasil têm isso."

Apesar da Infraero ser vinculada ao Ministério da Defesa, o ministro afirmou que tem acompanhado de perto o assunto e conversado pessoalmente com o presidente da estatal, Carlos Wilson Campos.

"A situação dos aeroportos influencia diretamente a chegada dos turistas internacionais ou dos turistas brasileiros. Então, nós estamos trabalhando diretamente e até pessoalmente com o presidente da Infraero, que é meu amigo, no sentido de agente conseguir inaugurar novos aeroportos", disse.

Segundo Mares Guia, os investimentos irão, em sua maior parte, para melhorias nos aeroportos de Manaus (AM), de Guarulhos e Congonhas, ambos no estado de São Paulo, e do Alberto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Além disso, está prevista para 16 de setembro a inauguração do novo aeroporto de Maceió, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O anúncio da liberação de verba para setores do governo foi feito na semana passada pelo Ministério do Planejamento. Será R$ 1 bilhão para gastos e investimentos do governo neste ano. A maior parte dos recursos, R$ 350 milhões, irá para a Infraero, responsável pela administração dos aeroportos.

Voltar ao topo