Governo lança projeto Parque da Cidade

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, lançou nesta quinta-feira em Maringá – na abertura dos trabalhos do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos – o projeto Parque da Cidade, que tem a finalidade de estimular os municípios a criarem áreas de lazer e de preservação ambiental nos espaços urbanos. ?Um dos objetivos é dar qualidade de vida à população de cada cidade envolvida?, disse.

Segundo Adur, o Parque da Cidade nasceu da constatação de que mais de 200 municípios paranaenses não têm áreas adequadas, em suas sedes, para servir de ponto de encontro da população, embora possuam espaços verdes em fundos de vales.

Pelo projeto, as prefeituras serão incentivadas a adquirir ou ceder espaços verdes nos centros urbanos, enquanto o Governo do Estado, por intermédio das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e do Meio Ambiente, fornecerá projetos de revitalização e urbanismo, além de liberar financiamentos, pelo Programa Paraná Urbano II, para as obras físicas.

Cada Parque da Cidade terá amplas áreas verdes, lago, ciclovias, pistas para caminhadas, praças e equipamentos de lazer. ?Vale destacar que esses parques também serão de grande utilidade para as escolas e para as crianças, pois vão permitir a realização, por exemplo, de aulas de botânica?, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano.

O primeiro passo para a implantação do Parque da Cidade, de acordo com as informações fornecidas por Renato Adur aos líderes municipais reunidos em Maringá, é estimular cada prefeitura a regularizar áreas verdes nas zonas urbanas.

Em seguida, técnicos da Sedu e do Serviço Social Autônomo Paranacidade, em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente, vão orientar e ajudar os técnicos municipais a elaborarem os projetos de revitalização das áreas dentro de critérios de preservação ambiental. Cabe à Sedu, ainda, a liberação de financiamentos às prefeituras para a realização das obras.

Ao falar sobre o Parque da Cidade, Renato Adur comentou que o município de Paiçandu, na região de Maringá, com cerca de 40 mil habitantes, não tem uma área urbanizada para uso da população, embora disponha de amplos espaços verdes que podem ser revitalizados. ?A falta de um parque, seguramente leva os moradores de Paiçandu a buscarem lazer em outras cidades?, ressaltou.

Adur disse, ainda, que nos próximos dias será inaugurado um parque que ilustra bem o projeto. Trata-se do Parque da Uva, no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. ?É um imenso espaço revitalizado, no centro da cidade, para uso da população e que será oficialmente aberto no dia 12 com a Festa da Uva?.

Voltar ao topo