Governo lança Portal Comunitário de Segurança Humana na internet

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) lançou nesta terça-feira (7) o Portal Comunitário de Segurança Humana em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Além de promover discussões sobre segurança, o portal integrar e incentivar a formação de cultura comum entre as instituições de segurança pública.

De acordo com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, o portal servirá tanto aos policiais quanto à sociedade. "Para os policiais é uma oportunidade para dar publicidade aos seus trabalhos, interagir e trocar experiências e para a própria Senasp, de colher as boas práticas que são realizados nos diferentes estados para nos auxiliar na condução da política nacional de segurança pública". Segundo ele, "o portal também tem um aspecto humano, pois é um espaço para o reconhecimento da obra individual de cada policial."

Para o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Carlos Lopes, um dos aspectos positivos do projeto brasileiro é estar imbuído do conceito e do espírito de segurança humana. "A segurança pública é um assunto que cada vez mais preocupa as pessoas e por isso é importante divulgar, por meio deste portal, as relações entre os objetivos do milênio e a relações humanas e, ao mesmo tempo, valorizar o talento dos policiais e agentes de segurança pública".

Um dos objetivos do projeto é melhorar a formação dos policiais brasileiros. Para isso, policiais e acadêmicos poderão publicar trabalhos e trocar experiências através da biblioteca virtual do portal. Também haverá um banco de talentos com uma lista de profissionais reconhecidos em segurança pública e um fórum de debate virtual aberto ao público.

O diretor do Departamento de Educação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Balestreri, diz que o portal tem um caráter de condomínio para os agentes públicos. "O Portal Comunitário disponibilizará ferramentas de serviços para a socialização dos operadores diretos da segurança pública". Segundo ele, "sem segurança pública não há empreendedorismo popular, social e educativo".

O Portal Comunitário é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Justiça e a ONU iniciado em 2003 com o nome de Segurança Cidadã. Na época, o PNUD liberou mais de R$ 2,5 milhões para estudar formas de melhorar a qualificação de gestores e agentes de segurança pública no Brasil. O endereço do portal é

www.segurancahumana.org.br 

Voltar ao topo