Governo inicia na Ilha do Mel Semana do Meio Ambiente

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, abriu no último domingo (05), dia internacional do Meio Ambiente, a Semana do Meio Ambiente, na Ilha do Mel. Entre os dias 5 e 11 de junho serão realizadas atividades voltadas à educação ambiental da comunidade.

No último final de semana (4 e 5) 20 pessoas fizeram o levantamento do número de animais domésticos existente na Ilha do Mel sob a coordenação de um médico veterinário. O trabalho fez parte do lançamento do Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação (VOU) e foi realizado em 19 Parques do Estado.

No domingo foram promovidas palestras sobre a Mata Atlântica e atividades recreativas para crianças relacionadas com o meio ambiente.

De acordo com Rasca Rodrigues um dos principais objetivos das ações promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do IAP, é sensibilizar os 1,3 mil moradores da Ilha quanto à importância da conservação da Unidade de Conservação. ?Estamos buscando a participação da Comunidade nas ações do IAP, que trabalha para a proteção do Meio Ambiente da Ilha, mas também para garantir o futuro da população através do equilíbrio sustentável?, afirmou Rasca. Segundo ele, a intenção é também mostrar para a população que o Instituto não está na Ilha apenas para autuar e fiscalizar.

O representante dos moradores de Encantadas no Conselho Gestor da Ilha, Nelson João Kamarowisk, concordou com o modelo de coordenação que vem sendo aplicado pela Secretaria do Meio Ambiente e elogiou a forma como o Governo do Estado está trabalhado na Ilha do Mel nos últimos dois anos.

?Estou tendo outra concepção sobre o IAP. A presença constante do secretário Luiz Eduardo Cheida e do presidente Rasca nas reuniões mostra as intenções do governo para a Ilha?, salientou Nelson. Ele ainda disse que a própria Semana do Meio Ambiente já é exemplo do aumento da integração entre o órgão ambiental e a comunidade.

Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizadas palestras sobre temas relacionados à Ilha do Mel como sustentabilidade e turismo, controle de zoonoses e sobre procedimentos do IAP. Eventos culturais, como apresentação de teatros de bonecos e uma horta com compostagem também fazem parte da programação.

Serão realizadas ainda oficinas de artesanato utilizando resíduos encontrados na Ilha. O objetivo é estimular a população a aproveitar cordas, pedaços de madeira e outros materiais para a produção de artigos que possam ser comercializados e gere renda alternativa.

O presidente da Associação de Moradores da Vila de Encantadas, Neil Hamilton, agradeceu ao governo do Estado pelo envolvimento da comunidade no desenvolvimento da programação da Semana do Meio Ambiente. ?A adesão da população nas atividades este ano tende a ser muito maior. Isso porque as sugestões foram feitas pelos moradores durante as reuniões do Conselho Gestor, que acontecem mensalmente?, disse Neil. Uma Força Tarefa fará o recolhimento de lixo em residências e na Reserva Ecológica da Ilha.

Para o secretário-executivo do Conselho do Litoral, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, José Álvaro Carneiro, a proposta da Semana do Meio Ambiente para a Ilha do Mel foi montada de forma que a comunidade possa refletir sobre a importância da preservação e equilíbrio ambiental da Unidade para as próximas gerações. ?O futuro da Ilha está presente nas ações do governo do Estado, mas é necessário que haja engajamento com a população local?, disse Carneiro.

As atividades estão sendo desenvolvidas na Vila do Farol, em Brasília, e na Vila de Encantadas.

Voltar ao topo