Governo financia implantação de anel viário no centro de Curitiba

Um anel viário, no entorno da zona central de Curitiba – passando pelos bairros Rebouças, Alto da Rua XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde – vai ser implantado pela prefeitura com financiamento do Governo do Estado no valor de R$ 19 milhões. Com o anel, o motorista terá indicações de caminhos alternativos que vão permitir deslocamentos de forma contínua e segura, desafogando o trânsito no centro da capital.

O projeto do anel viário será lançado nesta segunda-feira (18), às 10 horas, em solenidade a ser realizada na sede da prefeitura de Curitiba. Na oportunidade, o governador em exercício Hermas Brandão e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, vão entregar ao prefeito Beto Richa uma ordem de licitação, no valor de R$ 1,7 milhão, para a realização de obras de pavimentação, paisagismo e sinalização nas ruas Teffé-José Antoniassi (trecho: Rua Alberto Gonçalves e Rua Alberto Zanetti) e ruas Julio Perneta-João Gomes da Silva (trecho: Rua Dr. Roberto Barrozo e ruas Teffé-José Antoniassi), nas proximidades do Bosque Gutierrez, no Bom Retiro.

Sinalização

O projeto do anel viário, elaborado pelo Ippuc, trata da reestruturação de 25 quilômetros (cerca de 12 quilômetros em cada sentido) de ruas e avenidas no entorno do centro da capital. Estão previstas obras de pavimentação, com revitalização e restauro de pavimentos, alargamentos de vias, adequações de calçadas e implantação de sinalização horizontal e vertical. Também serão implantados ou substituídos 197 semáforos, o que corresponde a 25% do total existente na cidade.

Estão previstas também obras de sinalização direcional e de comunicação visual, como placas de sinalização direcionais ao longo e nas principais entradas do anel viário, que terão a função de direcionar os motoristas, e a implantação de equipamentos urbanos ao longo do traçado.

Itinerário

No sentido horário, são as seguintes as vias do anel viário: Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá (opção: 21 de abril e 7 de abril até a Ubaldino do Amaral) Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiro Rebouças, Brigadeiro Franco, Tenente João Gomes da Silva e Roberto Barrozo.

No sentido anti-horário: Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu, Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé, João Antoniassi e Júlio Perneta.

Voltar ao topo