Governo federal repassou R$ 15 milhões para o esporte em 2004

O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, divulgou nesta quarta-feira (19) o balanço dos recursos repassados ao Estado, pelo Ministério do Esporte, durante o exercício de 2004. De acordo com dados do Sistema Financeiro Integrado do Governo Federal (Siafi), o esporte paranaense recebeu cerca de R$ 15 milhões, por intermédio de convênios, programas e emendas.

Segundo Gomyde, é um recorde absoluto de transferência orçamentária na área do esporte. "O empenho da atual bancada paranaense na Câmara dos Deputados e a minha boa relação com ministro do Esporte, Agnelo Queiroz garantiram o sucesso na liberação do dinheiro".

Os recursos do orçamento federal foram destinados, principalmente, para reformas e construções de quadras e ginásios poliesportivos, atividades no contra-turno escolar, projetos ligados à melhor idade e a aos portadores de necessidades especiais.

Somados esses recursos federais ao orçamento do governo estadual, o esporte obteve cerca de 28 milhões de reais de investimento em 2004. Isso representa algo em torno de 3% do orçamento global do Paraná.

Em outros estados e nas principais capitais, por exemplo, é praxe a destinação de apenas 0,1 a 0,5% do orçamento. "Para se ter uma idéia, durante a Conferência Nacional do Esporte, realizada em junho de 2004, a meta para os próximos anos ficou estipulada em alcançar o índice de 1% nos orçamentos estaduais e municipais", comenta.

"O governo do Paraná, com o apoio do governo federal, investiu seis vezes mais no esporte em relação ao resto do país", comemora o presidente da Paraná Esporte ao comparar os números.

A injeção de recursos federais e estaduais no esporte paranaense já começou a dar resultados práticos. Em 2003, o Estado foi campeão geral dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s); no ano passado conquistou a vice dos Jogos da Juventude Brasileira (JOJUB’s). Ambos os títulos são inéditos na história do esporte do Paraná.

"Com esses recursos, o Paraná está realizando um dos maiores programas de inclusão social por meio das atividades esportivas", afirma Ricardo Gomyde, ao garantir que este ano o Estado continuará entre os lideres do ranking nacional do esporte escolar. 

Voltar ao topo