Governo Federal quer fortalecer Agricultura Familiar no Vale do Ivaí

O Secretário Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Presidência da República, Valter Bianchini, este ontem (01/12) em Apucarana onde, reunido com agricultores, alguns prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de agricultura da região, bem como representantes de entidades como Emater, Seab, Sindicato Patronal Rural de Apucarana, entre outros, falou sobre ?políticas públicas para a agricultura familiar?.

Ao dar as boas-vindas ao secretário, em solenidade de abertura do encontro realizada no auditório Roberto Antônio Busato (Subseção da OAB), o prefeito de Apucarana, Valter Pegorer (PMDB), pregou a união dos municípios. ?Hoje ninguém mais caminha sozinho. Temos que compreender que somos dependentes um dos outros e, com humildade, devemos compartilhar informações e experiências em prol do desenvolvimento regional?, assinalou Pegorer. Ele destacou conhecer o trabalho de Valter Bianchini desde o tempo em que ele (Pegorer) trabalhava na Codapar.?Desde lá ele vem fazendo muito para o Paraná. É um homem de muita sensibilidade?, destacou o prefeito.

Palestra

Mostrando grande conhecimento sobre o assunto e compromisso em realmente trazer avanços para a região, o secretário Nacional da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, frisou que o setor é prioridade para o Governo Federal e por isso defende, assim como o prefeito de Apucarana, uma maior união dos municípios pertencentes à micro-região da Amuvi. ?Minha vinda à região tem por objetivo apresentar as políticas públicas disponíveis, ouvir os produtores, homens públicos e entidades da terra e, aí sim, firmar um protocolo de compromissos?, resumiu Bianchini.

Apresentando estatísticas nacionais e estaduais, o secretário frisou a necessidade de maximizar as ações. ?Os agricultores familiares compõem a maior categoria de profissionais do Brasil, no total são mais de 13 milhões. Um terço da riqueza nacional de agronegócios é oriunda da agricultura familiar. Só no Paraná, quase 90% das propriedades são caracterizadas como sendo de famílias, perto de 60% da movimentação no setor agrícola paranaense, desde a compra da semente até a venda do produto final, é de responsabilidade da agricultura familiar. Por isso afirmo que é um setor que tem peso importante, é gerador de riquezas e merece mais apoio?, assinalou Bianchini.

Voltar ao topo