Governo federal quer colaborar com São Paulo, diz Alencar

O vice-presidente da República, José Alencar, disse em Curitiba que o governo federal nunca se negou a participar do esforço para ajudar São Paulo a vencer o crime organizado. "Mas não podemos chegar ao ponto de uma intervenção", ressaltou, ao comentar o fato de até agora o governador Cláudio Lembo (PFL) não ter aceito a presença do Exército. "O governo federal respeita o sistema federativo.

Para ele, o Exército poderia ser colocado nas ruas como "poder de dissuasão". "O Exército não tem inteligência policial, pode fazer o trabalho de dissuasão como já fez no Rio de Janeiro", afirmou. Ele lembrou que, quando era ministro da Defesa, o governo do Espírito Santo pediu ajuda. "Nós mandamos o Exército e, durante o período que esteve lá, desencorajou o crime", assegurou.

Alencar ressaltou que a polícia paulista "é competente, mas está sendo incapaz, porque o quadro é aterrador". Por isso, ele considera importante o auxílio da Polícia Federal para fazer o trabalho de inteligência. O vice-presidente disse ainda não acreditar que o candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin, tenha feito qualquer ilação entre os ataques e a campanha eleitoral. "Mas se falou é um apelo desnecessário, apelo eleitoreiro que não fica bem para nenhum candidato", criticou

Voltar ao topo